[26/09/2025]
Reforçando o compromisso institucional de fortalecer as relações de cooperação com seus estados membros, o diretor do Centro Latino-Americano de Física (CLAF) esteve em missão na Argentina entre os dias 15 e 19 de setembro.
O diretor participou como convidado da Reunião Anual da Associação de Física Argentina (AFA) — em La Plata — onde integrou uma mesa redonda sobre “Situación y aportes a la política científica en LatAm”, com a participação do Dr. Roberto Salvarezza, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação da Argentina entre 2019 e 2021, e do Dr. Nicolás Wschebor, do Instituto de Física da Universidade da República, Uruguai.
Além de sua participação na RAFA, Ulisses Barres se reuniu com diretores do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICyT), em Buenos Aires, bem como com diretores e pesquisadores da Comissão Nacional de Energia Atômica (CNEA). “A visita gerou ações para o estabelecimento de novas colaborações com instituições argentinas, que agora serão discutidas para sua implementação futura”, destacou o diretor.
Encontro com o Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET)
Crédito: CONICET
Diplomacia científica latino-americana
Além de abrir espaço para a negociação de acordos formais entre o CLAF e instituições argentinas, a missão também buscou fortalecer o CLAF como parceiro de cooperação científica da Argentina para a América Latina, com o objetivo de ampliar a integração regional. “Trata-se de uma oportunidade concreta de reposicionar o CLAF como protagonista regional em física, realizando plenamente a sua missão institucional”, observou o diretor.
Com mais essa missão, o CLAF reafirma o seu potencial como promotor do desenvolvimento da física latino-americana e reforça seu compromisso com a cooperação regional em física.