[20/05/2025]
O diretor do Centro Latino-Americano de Física, Ulisses Barres de Almeida, esteve em visita a Santiago do Chile entre 28 e 30 de Abril de 2025, com o objetivo de discutir as atividades atualmente em planejamento no CLAF para a cooperação com instituições de pesquisa chilenas
Através de visitas à Comissão Chilena de Energia Atômica (CCHEN), ao Instituto Milênio para Física Subatômica de Altas Energias (SAPHIR), e à Embaixada do Brasil em Santiago do Chile, o diretor buscou explorar novas frentes de cooperação entre o CLAF e grupos de pesquisa em áreas estratégicas para a física Latino-Americana, como a fusão nuclear e a física de altas energias. Esses temas são atualmente centrais nas atividades do CLAF, e contam com importante participação chilena.
A visita se deu no contexto do recente estabelecimento de uma nova Unidade Temática do CLAF, dedicada ao tema da Fusão Nuclear, sob a coordenação do Dr. Leopoldo Soto, pesquisador da CCHEN e representante do Chile junto ao Conselho Diretor do CLAF. Além disso, a iminente entrada do Chile como membro associado do CERN, a Organização Européia para a Investigação Nuclear, tornando-o o segundo país da América do Sul, depois do Brasil, a integrar este que é um dos mais importantes e tecnológicos laboratórios de física do mundo, coloca a Física de Partículas no foco da cooperação científica regional.
Durante sua estadia no Chile, Ulisses Barres participou também da gravação de um programa de televisão no canal T13, apresentado pelo Dr. Leopoldo Soto, sobre o tema A Grande Ciencia: Impulsionadora da Indústria, no qual o CLAF foi apresentado como importante centro dedicado à apoiar o desenvolvimento da Física na América Latina.
Finalmente, Ulisses Barres também apresentou um seminário no Departamento de Astronomia da Universidade Andrés Bello, onde discutiu o papel de outra unidade temática do CLAF, a Unidade de Astropartículas, que tem relevância estratégica para a articulação da cooperação Latino-Americana da área. A América Latina conta com um grande número de observatórios de relevância mundial para a área, tais como os observatórios Pierre Auger e HAWC, em operação na Argentina e México, respectivamente, e o Cherenkov Telescope Array Observatory (CTAO) e o Southern-Wide Field Gamma-ray Observatory (SWGO), ambos sediados no Chile, e atualmente em fase de construção.
Ao final da visita, Ulisses Barres visitou a Embaixada do Brasil em Santiago do Chile onde discutiu planos para reforçar a atuação do CLAF como um centro para a diplomacia científica na América Latina, contribuindo para a integração regional por meio da colaboração na pesquisa em física, especialmente em áreas estratégicas para o desenvolvimento do continente e para a interação com a indústria regional.