Brasil e Uruguai criam Mecanismo de Cooperação em C,T&I

Postado em: 02/JUN/2011 Categoria: Outras

A primeira reunião será realizada em julho. O objetivo é intensificar a cooperação bilateral, com a expansão dos investimentos e das atividades conjuntas nessas áreas.

Em viagem a Montevidéu nesta segunda-feira, dia 30 de maio, a presidenta Dilma Rousseff e o presidente do Uruguai, José Mujica, assinaram 16 termos de cooperação bilateral. Os acordos são na área de infraestrutura, saúde, educação, cultura, conservação do patrimônio, segurança pública, assistência humanitária, defesa civil, ciência, tecnologia e inovação, entre outros.

Na área de ciência, tecnologia e inovação, os ministros Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, e Ricardo Ehrlich, de Indústria, Energia e Mineração, do Uruguai, assinaram declaração conjunta criando o Mecanismo de Cooperação Brasil-Uruguai em Ciência, Tecnologia e Inovação, que realizará a primeira reunião, a nível ministerial, no próximo mês de julho. O objetivo é intensificar a cooperação bilateral, quanto no âmbito do Mercosul, com a expansão dos investimentos e das atividades conjuntas nessas áreas. Eis a íntegra do documento:

 

 

DECLARAÇÃO CONJUNTA SOBRE O ESTABELECIMENTO DE MECANISMO DE COOPERAÇÃO BRASIL-URUGUAI EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

 

Montevidéu, 30 de maio de 2011.

 

O Ministro de Ciência e Tecnologia da República Federativa do Brasil, Aloizio Mercadante, e o Ministro de Indústria, Energia e Mineração da República Oriental do Uruguai, Ricardo Ehrlich, reafirmaram que, no esforço de consolidação de economias mais competitivas e sociedades mais inclusivas, é fundamental a intensificação da cooperação em ciência, tecnologia e inovação, tanto no nível bilateral, quanto no âmbito do Mercosul, com a expansão dos investimentos e das atividades conjuntas nessas áreas, com ênfase em inovação aplicada aos processos produtivos e com forte conteúdo educacional.

 

Nesse contexto, o ministro Mercadante e o ministro Ehrlich decidiram criar o "Mecanismo de Cooperação Brasil-Uruguai em Ciência, Tecnologia e Inovação".

 

A primeira reunião do mecanismo será realizada no Uruguai, em nível ministerial, no mês de julho. Na ocasião, será aprovado programa de trabalho que privilegiará as seguintes considerações:

O ministro Mercadante e o ministro Ehrlich tomaram nota, com satisfação, das tratativas em curso com o objetivo de explorar possibilidades de cooperação nas áreas a seguir relacionadas, as quais poderão vir a ser igualmente consideradas no contexto da elaboração do programa de trabalho:

No âmbito do referido Mecanismo, o ministro Ehrlich confirmou a disposição de seu governo de organizar seminário em Montevidéu, em agosto próximo, com vistas à identificação de propostas de áreas, projetos e atividades que deverão ser objeto da ação conjunta nos próximos anos.

 

(Fonte: Jornal da Ciência com informações da Ascom MCT)