Carta ao futuro presidente do Brasil

Postado em: 17/AGO/2010 Categoria: Outras

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) entregou, no último dia 12 de agosto, uma carta aos candidatos à presidência com propostas e reivindicações para a ciência, tecnologia e inovação no país. Os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) receberam em mãos o documento, que pede mais investimentos em educação, pesquisa e tecnologia.

O texto encaminhado aos candidatos foi baseado no documento preparado pela instituição para a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que aconteceu em maio.

No documento, a SBF enfatiza a importância da inserção da ciência na vida do país e do investimento na educação superior e na adequação do mercado para receber esses profissionais especializados em ciência, tecnologia e inovação. De acordo com a carta, o futuro presidente também deve atentar para a infraestrutura estatal de pesquisa e promover programas mobilizadores, como o espacial, o de nanotecnologia e de energia, bem como fazer parcerias com instituições de pesquisa de outros países.

No que diz respeito à física na América Latina, a SBF acredita que deve haver um esforço do Brasil em liderar uma expansão mais homogênea da comunidade de física na região e que o país deve auxiliar a implantação da atividade de pesquisa em todos os países latinos.

Veja o documento na íntegra no link do Jornal da Ciência:http://www.jornaldaciencia.org.br/links/SBF_Carta_Candidato.pdf