O diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ricardo Galvão, falará sobre o projeto Brafel, que tem como meta estabelecer um centro latino-americano de lasers de elétrons livres.
O projeto Brafel é o tema de colóquio do CBPF, nesta terça-feira (19). Ricardo Galvão, que responde também pela coordenação do projeto, explicará em que ele consiste, seu estágio de desenvolvimento e suas potenciais aplicações. A iniciativa, que envolve a colaboração científica da Universidade do Havaí, tem como meta estabelecer um centro latino-americano de lasers de elétrons livres (FEL, na sigla em inglês).
Notável fonte de radiação coerente, o laser de elétrons livres é capaz de produzir pulsos ultrarrápidos de radiação, de micro-ondas a raios X, milhões de vezes mais brilhantes que as fontes síncrotron e potentes o suficiente para produzir imagens de moléculas.
Desde 2008, quando recebeu da Universidade do Havaí um sistema FEL que operou originalmente na Universidade da Flórida, o CBPF vem trabalhando na modernização e na remontagem desse equipamento, capaz de produzir radiação entre 0,38 a 1,2 THz, até uma potência máxima de 1 kW. O feixe de elétrons é gerado por um acelerador eletrostático de 1,7 MV e, utilizando um sistema de recuperação do feixe, sua corrente alcança 200 A.
O encontro será excepcionalmente às 14h30 no Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros. A programação do Ciclo 2011 de Colóquios do CBPF, que retorna em setembro, pode ser acompanhada no site: www.cbpf.br.
(Núcleo de Comunicação Social - CBPF)