Marco Antonio Raupp é o novo ministro da Ciência e Tecnologia

Postado em: 23/JAN/2012 Categoria: Outras

O físico Marco Antonio Raupp, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) do MCTI, é a escolha de Dilma Rousseff  para sucessor de Aloizio Mercadante à frente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Mercadante, por sua vez, substituirá a convite da presidenta o posto de Fernando Haddad, que concorre à prefeitura de São Paulo, na pasta do Ministério da Educação.

Raupp já esteve à frente de importantes instituições científicas brasileiras, acumulando larga experiência em gestão. Além de presidente da AEB,  o físico já foi diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

De acordo com informações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com a chegada de Raupp ao MCTI é esperada pela comunidade científica a retomada de grandes projetos de desenvolvimento da infra-estrutura brasileira de pesquisa e de cooperação internacional, passadas as dificuldades de ajuste econômico de 2011.  Entre tais projetos, iniciados ainda no governo Lula com o então ministro Sergio Rezende, estão a expansão do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), instalado em Campinas (SP), e a entrada do Brasil no rol de países participantes do CERN -Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.

Aloizio Mercadante e Marco Antonio Raupp divulgaram notas comentando suas indicações aos novos postos que irão ocupar. Confira abaixo as notas divulgadas pelos dois.

 

"Em vista do comunicado da Excelentíssima Presidenta da República Dilma Rousseff sobre a indicação para assumir a pasta do Ministério da Educação, desejo manifestar minha satisfação. Sinto-me muito honrado com a escolha.

 

Quero compartilhar tal reconhecimento com a equipe do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ademais, expresso o contentamento de substituir o Ministro Fernando Haddad, que, com seu empenho e sua dedicação à frente do MEC, realizou uma grande transformação na qualidade da educação no Brasil.

 

Da mesma forma, sinto-me muito seguro quanto à competência e ao espírito público do Dr. Marco Antônio Raupp, que trabalhou na minha equipe como presidente da Agência Espacial Brasileira do MCTI.

 Aloizio Mercadante"

 

 

"Recebo como uma distinção especial o convite da presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, num momento fundamental da sua evolução. Com 40 anos de militância nas atividades cientificas e tecnológicas, como pesquisador e gestor de instituições da área, considero uma honra e um enorme desafio a nova missão que me é confiada.

 

 Tenho absoluta consciência da exigência sem precedentes para que a ciência, a tecnologia e a inovação contribuam de forma essencial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

 

 Para dar cumprimento a essa missão, espero contar com a participação ativa das comunidades científica, tecnológica e empresarial, e com o apoio das equipes que compõem o Ministério.

 Também muito me honra suceder o ministro Aloizio Mercadante, a quem desejo a continuidade e o avanço do êxito alcançado pelo professor Fernando Haddad à frente do Ministério da Educação.

 

Marco Antonio Raupp"

 

(Imagem: Agência Brasil)