Verba para a ciência pode sofrer redução de 52%

Postado em: 10/FEV/2009 Categoria: Outras

O Congresso Nacional Brasileiro propôs um corte de 52% no orçamento da área de Ciência e Tecnologia para 2009. O ministro Sergio Rezende admitiu que, se a situação não se reverter, "bolsistas terão de ser mandados embora".

A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e ABC (Academia Brasileira de Ciências) criticaram duramente o corte. Os presidentes das duas instituições consideram a situação "extremamente grave" e dizem que, se os recursos forem realmente cortados, a política científica nacional ficará "desanimadora".

Marco Antonio Raupp, da SBPC, afirma que investir em ciência e tecnologia é uma saída para a crise financeira; dessa forma, o corte representaria “um tiro no pé”, como acrescentou Jacob Palis Jr, da ABC.

A SBPC convocou os seus sócios a se pronunciarem através de e-mails para os congressistas, como José Sarney <sarney@senado.gov.br>, Presidente do Senado, Delcídio Amaral <delcidio.amaral@senado.gov.br>, Relator da Comissão Mista de Orçamento, Michel Temer <dep.micheltemer@camara.gov.br> Presidente da Câmara dos Deputados, e Mendes Ribeiro Filho <dep.mendesribeirofilho@camara.gov.br>, Presidente da Comissão Mista de Orçamento.