Os interessados em cursar uma pós-graduação em física no Rio de Janeiro farão, a partir de agora, uma prova única. É o Exame Unificado para a Pós Graduação em Física do Rio de Janeiro (UNIPOSRIO-FÍSICA), que passa a integrar o processo seletivo do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio).
O coordenador da pós-graduação do CBPF, Ivan Oliveira, afirma que a principal vantagem é a otimização do processo seletivo para os cerca de 150 estudantes que tentam uma vaga na pós-graduação em física todos os anos na cidade. “Antes, o candidato tinha que fazer cinco provas e o calendário às vezes coincidia, obrigando-o a escolher entre duas universidades logo no processo seletivo”, explica. “Agora, ao fazer uma única prova o interessado automaticamente pode concorrer às cinco universidades.”
O estudante fará primeiro a prova e, de posse do resultado, deverá se inscrever em cada uma das universidades para realizar as outras etapas do processo, como avaliação curricular e entrevista. Segundo Oliveira, cada universidade é livre para decidir qual será o peso da prova escrita na avaliação. “No CBPF ela vale 60% da nota final”, exemplifica.
Oliveira acredita que a prova única traz uma importante vantagem para as universidades. “Será possível traçar um perfil dos candidatos, com informações como o curso de graduação de origem”, conta. “A proposta futura é caminhar para uma unificação dos próprios currículos dos cursos.”
A prova, elaborada por uma comissão formada por professores das cinco universidades, terá oito questões e será realizada no dia 10 de junho de 2010, no CBPF. As inscrições devem ser feitas entre 15 de abril e 25 de maio. Para mais informações e inscrições, acesse o site www.cbpf.br/UNIPOSRIO-FISICA .
(Créditos da imagem: Lusi/ SXC.hu)