Fusão Nuclear: Ciência, Governo e Indústria no Chile

Postado em: 03/SET/2025 Categoria: Outras

[03/09/2025]

Em seu segmento televisivo no canal T13, o Dr. Leopoldo Soto, Coordenador da Unidade de Fusão Nuclear do CLAF apresentou o Congresso Interamericano de Fusão Nuclear , co-organizado pela Comissão Chilena de Energia Atômica (CCHEN), o Centro Latino-Americano de Física (CLAF) e a Organização Internacional para a Energia Atômica (OIEA), realizada entre os dias 26 e 27 de Agosto no Centro de Estudos Nucleares de La Reina, em Santiago do Chile. A Fusão Nuclear é uma tecnologia essencial para o futuro energético do planeta, permitindo a potencial produção de energia limpa em abundância.
 
Com a participação de pesquisadores da América Latina e de outras regiões do planeta envolvidos no desenvolvimento desta tecnologia inovadora, o Congresso discutiu como o avanço da tecnologia de fusão pode transformar significativamente a produção de energia no planeta no futuro, e a importância dos países Latino-Americanos, -- em particular Chile, Argentina, Bolivia, Brasil e Perú -- neste processo, que detém importantes reservas dos três principais recursos naturais necessários para a fusão: o cobre, o lítio e as terras raras.
 
"A Conferência Inter-americana de Fusão Nuclear é um marco fundacional. Pela primeira vez, a América Latina conversa de maneira integrada sobre um campo que será determinante na matriz energética do futuro. Nosso desafio agora é transformar este encontro em uma rede permanente de cooperação, capaz de projetar o talento e os recursos da região no cenário global. Esperamos que a Declaração de Santiago seja uma folha de rota que oriente e inspire o futuro da fusão nuclear na região”, afirmou Leopoldo Soto. 
 
Link para o vídeo do segmento no programa T13 Noche: https://youtu.be/Zslo_sxRx4Q?si=uzoIdp2FZdU5dg32